quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PRINCIPAIS CONCEITOS DA PSICOTERAPIA JUNGUIANA

INDIVIDUAÇÃO

Um dmandalaos principais conceitos de Jung é o da individuação, termo usado para um processo de desenvolvimento pessoal ou integração da personalidade, que envolve o estabelecimento de uma conexão entre o ego , centro da consciência, e o Self, centro da psique total, o qual, por sua vez, inclui tanto a consciência como o inconsciente.
"Individuação, no entanto, significa, precisamente, a melhor e mais completa realização das qualidades coletivas do ser humano."  (Jung, C.G.)

SELF

Jung chamou o Self de arquétipo central, arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. O Self é com freqüência simbolizado em sonhos ou imagens artísticas em formas impessoais como um círculo, mandala, cristal ou em formas pessoais como um casal real, uma criança divina, ou uma outra forma de divindade.
"O Self não é apenas o centro, mas também toda a circunferência que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente; é o centro desta totalidade..."  (Jung,C.G.)

TIPOLOGIA

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais, Pensamento, Sentimento, Sensação , Intuição, cada qual pode ser experienciada, tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida e estão presentes em todas as pessoas, mas em proporções e combinações diferentes.
  • O tipo Pensamento está relacionado com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos.
  • O tipo sentimento está orientado para o aspecto emocional da experiência, o seu julgamento é baseado no valor afetivo dos elementos.
  • O tipo sensação tende a responder à situação imediata e lidar efetiva e eficientemente com todos os tipos de crises e emergências.
  • O tipo intuição considera as implicações da experiência mais importantes do que a experiência real por si mesma, processando informações muito depressa além da lógica.

INCONSCIENTE COLETIVO E OS ARQUÉTIPOS

Para Jung o inconsciente coletivo é mais parecido com uma atmosfera na qual vivemos do que algo que se encontra dentro de nós.
Nele encontram-se "estruturas" psíquicas chamadas de Arquétipos, que são formas ou imagens primordiais que organizam os conteúdos psicológicos, eles freqüentemente correspondem a temas mitológicos que aparecem em culturas diversas.
Jung escreve que nós nascemos com uma herança psicológica, que se soma à herança biológica. Ambas são determinantes essenciais do comportamento.
"Nossa mente inconsciente, assim como nosso corpo, é um depositário de relíquias do passado."  (Jung, C.G.)

SÍMBOLOS

De acordo com Jung, o inconsciente coletivo se expressa através de símbolos. Os símbolos podem ser encontrados em sonhos ou fantasias de um indivíduo, como também em símbolos coletivos importantes, que são geralmente imagens religiosas, tais como a cruz, a estrela de seis pontas e a roda da vida budista.
"Assim como uma planta produz flores, assim a psique cria os seus símbolos."  (Jung, C.G.)


CARL GUSTAV JUNG

Carl Gustav Jung nasceu na Suíça em 1875 e morreu em 1961, com 86 anos, após uma vida de prática clínica, pesquisas e escritos.
As teorias de Freud, S. (fundador da Psicanálise) constituíram fortes influências em seu pensamento, sendo que suas primeiras concepções sobre o inconsciente são semelhantes à teoria psicanalítica. No entanto, Jung formulou posteriormente o conceito de inconsciente coletivo, o qual é caracterizado por conteúdos universais que estão além da experiência pessoal. Este conceito constitui, talvez, a sua maior divergência com relação a Freud e ao mesmo tempo sua maior contribuição à psicologia.
Jung era muito culto em filosofia e literatura; sua análise sobre a natureza humana incluiu investigações acerca de religiões orientais, tradições ocidentais como a Alquimia e mitologias de diversos povos.
Jung2
"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou."   (Jung,C.G.)

CURTA AQUI MINHA PAGINA FACEBOOK CLIQUE AQUI

http://psicologiatudodebom.blogspot.com/2014/02/principais-conceitos-da-psicoterapia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário