Corpo e mente são dois pólos de um mesmo sistema: o ser humano. Quando um vai bem, ajuda o outro. Quando há um desequilíbrio em um dos pólos, o outro sofre também as consequências. As doenças físicas nem sempre têm sua causa do lado orgânico. Algumas doenças se iniciam por algum problema no lado emocional.
Na vida corrida, atribulada e individualista que as pessoas levam nos dias de hoje, o que não falta é o tal do estresse. Ele reflete na sua disposição física e mental, podendo ser um fator desencadeador de uma série de doenças.
O sofrimento emocional não trabalhado, não canalizado para o crescimento pessoal e uma vida mais positiva, também pode levar ao desenvolvimento de uma série de males físicos. Doenças como enxaqueca, doenças da tireóide, lúpus, problemas gastrointestinais, de pele, dores articulares, doenças autoimunes e câncer, em geral, têm como uma de suas origens o emocional e precisam ser tratadas também como tal. Além do tratamento médico farmacoterápico, há a necessidade da intervenção do especialista da mente, que é o psicólogo. Este profissional pode detectar se o que está se passando no corpo da pessoa é uma forma do organismo sinalizar que algo não vai bem.
Há alguns anos orientei uma dissertação de um médico, em um programa de mestrado em ciências da saúde humana, na qual ele pesquisou mulheres que haviam tido grande sofrimento emocional com o seu marido, ou pai, ou irmão, ou alguma figura masculina. Todas as pesquisadas desenvolveram câncer e todas haviam relatado experiência de grande sofrimento emocional na sua vida pregressa; que não foi devidamente compreendido, equacionado e canalizado para a construtividade.
Conhecer-se, saber os seus processos, o seu funcionamento emocional ajuda você a não ser vítima das suas próprias mazelas e a desenvolver uma postura de vida saudável. Liberar perdão, tanto para o outro como para si é um grande remédio para os males da mente e do corpo. Praticar exercícios físicos (caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ou algum esporte que lhe faça bem), ter um tempo de lazer, socializar com os amigos, passear, também são estratégias para a qualidade de vida saudável.
Para cultivar a sua saúde integral, a melhor prática é cuidar da saúde física e cuidar da saúde psicológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário